Filmes

Notícia

James Earl Jones, voz de Darth Vader e Mufasa, morre nos EUA aos 93 anos

Ator faz parte da lista de artistas do EGOT, que reúne os vencedores dos principais prêmios da indústria artística norte-americana

Omelete
2 min de leitura
09.09.2024, às 18H08.
Atualizada em 09.09.2024, ÀS 19H35

James Earl Jones, lendário ator vencedor do EGOT e conhecido por ser a voz original de Darth Vader e Mufasa, morreu nos EUA aos 93 anos. A informação foi confirmada à imprensa dos EUA por seus representantes

Jones estava em sua casa no condado Dutchess, em Nova York, ao lado de sua família. A causa de sua morte não foi revelada.

Ator de sucesso em filmes, séries e peças de teatro, Jones faz parte do seleto grupo de artistas que venceram o EGOT, nome dado aos venceram prêmios do Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ao todo, ele conta com três estatuetas do Tony, duas do Emmy e um Grammy, além de ter recebido um Oscar honorário em 2012.

Jones fez a sua estreia no cinema no clássico Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. No entanto, ele é mundialmente conhecido por ser a voz do vilão Darth Vader na trilogia original de Star Wars, além de ter reprisado o papel em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Star Wars: Rebels.

Além de dublar Darth Vader, o ator também foi a voz original de Mufasa em O Rei Leão, papel que ele também reprisou no remake lançado pela Disney em 2019.

Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em A Grande Esperança Branca, de 1971. Indicado oito vezes ao Emmy, suas duas vitórias vieram em 1991: Melhor Ator em Série Dramática por Anjo Maldito e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie por Conflito em Los Angeles.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.